Ultimas...
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Campus celebra setembro azul no próximo dia 26.


Campus celebra setembro azul no próximo dia 26.

Representando a força do movimento surdo, no próximo dia 26 de setembro (terça-feira), os alunos da capacitação básica em Libras, os surdos da região do Trairi e Seridó realizarão uma passeata em comemoração ao Setembro Azul, com concentração no IFRN Campus Santa Cruz às 15h30. O Curso de Capacitação em Libras é um projeto desenvolvido pela servidora do Campus Santa Cruz, Andreza Barbosa, e já se encontra em sua 5ª edição, promovendo e capacitando profissionais e comunidade em geral na habilidade de comunicação em Língua Brasileira de Sinais.


O mês de setembro é celebrado pela comunidade surda como o "Setembro Azul", pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas dos surdos. Dentre essas, se destaca o dia 26, instituído como o Dia Nacional dos Surdos. pela Lei 11.796 / 2008. A data foi escolhida em função da inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, sendo a primeira escola de surdos do Brasil.

A cor azul foi escolhida para representar as comemorações da comunidade surda pois, durante a Segunda Guerra Mundial, essa era a cor da faixa que os deficientes deviam utilizar no braço, e os surdos se enquadravam nessa categoria. “Hoje, a cor azul representa o orgulho de ser surdo e de fazer parte da comunidade surda. O setembro azul é o momento em que a comunidade surda celebra, mas também reconhece as lutas e dificuldades que enfrentou e enfrenta até os dias de hoje, dando sentido à continuidade da busca por direitos”, esclarece Gilberth.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Joseilson