Ultimas...
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

domingo, 5 de março de 2017

G1 visita supercomputador da Receita que analisa declarações do IR; veja vídeo

O subsolo do prédio anexo ao Ministério da Fazenda, em Brasília. Depois de uma curta caminhada, a reportagem do G1 chega a uma porta cinza, de ferro. O servidor da Receita Federal, uma das 20 pessoas que podem abrí-la, passa o crachá e depois pressiona o dedo em um leitor de digitais.

Do outro lado, está a sala que guarda um dos supercomputadores responsáveis pela análise do imposto de renda dos contribuintes (cujo prazo de entrega das declarações se iniciou em 2 de março e vai até 28 de abril). O barulho feito pelas torres de equipamentos é intenso. Para garantir o funcionamento das máquinas, um sistema de ar-condicionado mantém a temperatura constante em 13 graus. Um sistema de exaustão retira o ar quente produzido pelos computadores.

Nos quatro cantos da sala, câmeras de monitoramento. Em um, há também um cilindro branco que remove todo o oxigênio do local, em caso de princípio de incêndio. Esse é um dos sete centros de armazenamento e processamento de dados da Receita Federal. Somados, esses centros têm capacidade equivalente à de dezenas de milhares de computadores pessoais.

Para este ano, o Fisco tem orçamento autorizado de R$ 1,8 bilhão para gastos em tecnologia da informação. Esse valor equivale de 15% a 20% do orçamento federal com TI.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Joseilson