Ultimas...

AoVivo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Cidade no Agreste potiguar tem mais eleitores que moradores


Lagoa de Velhos, cidade a 90 quilômetros de Natal, tem mais eleitores do que moradores. O município tem 2.768 habitantes, mas conta com 3.235 eleitores. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TSE) e da estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Isso é bastante comum. Tem gente que sai para estudar ou trabalhar, mas continua com o vínculo com o município”, explica Osvágrio de Oliveira, estudante e pesquisador.

Ainda de acordo com o TRE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil, e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam à essa situação, o que, segundo o Tribunal, não configura necessariamente fraude. Um dos vínculos aceitos é o profissional, caso da pessoa que mora em uma cidade e trabalha e vota em outra.

Para este ano, os eleitores podiam fazer a mudança até o dia 4 de maio. O novo prazo para renovação acontece a partir de 7 de novembro, depois das eleições. Para a transferência é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. Caso o eleitor não tenha nenhuma pendência com a justiça eleitoral, a mudança é gratuita.

Do G1 RN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

blog do joseilson

Copyright © Blog do Joseilson