Contrate a melhor banda forrozeiro do RN!

Contrate a melhor banda forrozeiro do RN!

Festa do Ano no Fama Casa Show


propaganda

Facheiros Motel

Mundial Fashion


QUEREM FICAR PERFEITOS ENTÃO O LUGAR CERTO É NA MUNDIAL FASHION. CAMISETA BÁSICA 24 REAIS MUNDIAL FASHION SHOPPING TRAIRI CENTER SANTA CRUZ RN

Vende-se terrenos; últimos lotes


Açougue AM Carnes

Açougue AM Carnes

Publicidade

Store Multimarcas


Espaço Confecções


domingo, 17 de abril de 2016

Impeachment: “um jogo que não acabará neste domingo”

Qualquer que seja o resultado da votação do processo de impeachment neste domingo, o Brasil ainda não terá encontrado uma solução definitiva para seus problemas políticos, que arrastam a economia para a mais profunda depressão de sua história. O motivo é simples. Se a presidente Dilma Rousseff vencer a disputa, terá sido por uma margem apertada de votos – o que evidenciará seu problema maior, que é dificuldade para organizar uma base estável de apoio político no Congresso. No campo oposto, se o impeachment vier a ser aprovado, Michel Temer ainda terá sua legitimidade questionada por amplos setores da sociedade. Não custa lembrar que, numa eventual eleição presidencial, ele teria apenas 1% dos votos.

Dilma teria, portanto, que reconstruir suas relações com parlamentares que considera traidores e golpistas. Temer, por sua vez, precisaria de resultados rápidos, sobretudo na economia, para conseguir respirar. Até porque, mesmo que o afastamento de Dilma venha a ser confirmado pelo Senado, Temer ainda seria um presidente provisório, até o julgamento definitivo de Dilma. Dada a fragilidade dos dois principais atores, será cada vez mais importante o papel do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Embora não vá segurar o impeachment, Renan não será um mero carimbador do processo da Câmara. Portanto, não será surpresa se Renan, que sonha com o parlamentarismo, decidir tirar algum coelho da cartola. O Brasil de hoje se vê entre a ingovernabilidade de Dilma e a ilegitimidade de Temer.

Leonardo Attuch

0 comentários:

Postar um comentário

 
Editado Por: Blog do Joseilson Cidade: Santa Cruz/RN